Dimensões n. 41 (2018/2) – Dossiê “Percursos históricos: ciência, tecnologia e meio ambiente”. O prazo para submissão é 15 de agosto de 2018.

Dimensões – Revista de História da Ufes é um periódico semestral voltado para a publicação de artigos inéditos e resenhas de autoria de mestres, doutorandos e doutores. Os artigos são agrupados em dossiês ou temas livres. Mantida pelo Programa de Pós-Graduação em História, a revista foi fundada em 1990 como Revista de História da Ufes, tendo permanecido com esse nome até 2000, quando foi renomeada para Dimensões – Revista de História da Ufes, mas preservando o mesmo ISSN (1517-2120). Em 2010, com o propósito de facilitar a difusão do conhecimento científico, Dimensões passou a ser veiculada exclusivamente por meio eletrônico, com livre acesso por parte dos usuários. Em 2011, um novo ISSN foi atribuído à ao periódico: 2179-8869. Atualmente, a revista se encontra classificada como B2 no Qualis de periódicos elaborado pela Capes. A principal missão de Dimensões é divulgar a produção intelectual de pesquisadores vinculados ao sistema nacional de pós-graduação, além de promover o intercâmbio com profissionais do exterior. A revista apresenta ainda uma notável abertura transdisciplinar, acolhendo contribuições de diversas áreas das Ciências Humanas além da História.

Dimensões n. 41 (2018/2) – Dossiê “Percursos históricos: ciência, tecnologia e meio ambiente”
Os constantes avanços na ciência e na tecnologia ao longo dos anos trazem novos desafios e oportunidades na construção da historiografia que se dedica a esses temas. A necessidade de compreender a fase atual do desenvolvimento global, provocada por esses avanços, traz consigo uma certa urgência: o impacto crescente no meio ambiente de todas as sociedades e suas muitas ramificações. Não falamos aqui apenas dos impactos sociais, econômicos e culturais, mas também do processo de politização da ciência ambiental, que carece de uma análise mais aprofundada.
Este dossiê especial da Revista Dimensões lhes convida a abordar estes temas a partir de sua introdução no mundo da história, século XVIII, até a atualidade, revelando as transformações nas sociedades, ao longo de sua história, entrelaçadas com os impactos provocados pela ciência e tecnologia nos diversos meio ambientes, seja no cotidiano urbano ou rural.
O objetivo não é simplesmente preencher uma lacuna historiográfica no estudo desses temas, mas sim responder a algumas perguntas importantes: o que essas intervenções historiográficas podem nos ensinar sobre a história global da ciência, da tecnologia e do meio ambiente, relacionadas com as transformações sociais? E, de que forma o desenvolvimento tecnológico e científico afeta a cultura, a política, e as sociedades?
O dossiê será coordenado pelo Prof. Dr. Felipe Cruz da Universidade de Tulane e pelo pesquisador Jadir Peçanha Rostoldo, doutor em História Social pela FFLCH/USP.
O prazo para submissão é 15 de agosto de 2018
As normas de composição dos textos encontram-se na seção de Submissões da Revista Dimensões, podendo ser acessadas por aqui. Alertamos que artigos fora das normas não serão avaliados.

Att,
Prof. Dr. Jadir Peçanha Rostoldo

http://periodicos.ufes.br/dimensoes/announcement/view/279

Responder

Por favor, inicia sesión con uno de estos métodos para publicar tu comentario:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión /  Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión /  Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión /  Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión /  Cambiar )

w

Conectando a %s